Digitalize o crédito para sua empresa. Simule com a Nexoos!
Empresas

Afinal, como conseguir empréstimo para empresas?

Dúvidas sobre como conseguir empréstimo para empresas é algo comum no dia a dia dos empresários brasileiros. E, como todo empreendedor deseja investir no próprio negócio e fazê-lo crescer, o crédito acaba sendo uma das melhores opções para que isso aconteça.

Existe, de fato, uma dificuldade inerente ao processo de receber o empréstimo — principalmente para empresas — devido às fortes exigências bancárias quanto às garantias, viabilidade do negócio, formulação do plano de negócios, etc.

Com o objetivo de tornar essa realidade acessível para você, produzimos este artigo com algumas dicas úteis sobre como ter acesso às linhas de empréstimo disponíveis no Brasil. Acompanhe!

Procure as linhas de crédito do BNDES

Em julho deste ano, foi anunciado pelo governo que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) oferecerá R$ 15 bilhões em crédito para empresas que faturam até R$ 90 milhões por ano.

A instituição já é bem conhecida pelas suas várias linhas de crédito existentes que atendem aos mais variados estágios de um negócio.

O que atrapalha é a burocracia, que faz com que o tempo de análise para crédito e a alta taxa de rejeição na concessão do crédito.

Em seu site, é possível conhecer as opções disponíveis e inserir as informações que indicarão o tipo de crédito que mais se encaixa com você.

Pesquise linhas de microcrédito

A vantagem do microcrédito em relação aos outros tipos de empréstimo se dá pela maior facilidade e agilidade de se conseguir o dinheiro necessário para expandir o negócio.

Apesar de trabalhar apenas com pequenos valores, essa modalidade raramente necessita de garantias que envolvam o patrimônio pessoal, por exemplo. As documentações exigidas e as burocracias necessárias também são menores.

Os prazos de pagamento também ficam mais curtos e, é claro, o valor financiado deve ser compatível tanto com a necessidade da empresa quanto com a capacidade de pagamento.

Busque as opções de capital de giro

Os bancos tendem a liberar os empréstimos com mais facilidade para empresas que desejam utilizar o dinheiro em bens fixos, como máquinas, móveis e equipamentos. Para quem busca crédito para o capital de giro, existem opções que atendem especificamente essa necessidade.

O próprio BNDES abriu, em 2016, uma linha de crédito para empresas que precisam de capital de giro.

Mantenha a documentação da empresa em dia

Como mencionamos, os bancos são bem exigentes na hora de fornecer crédito às empresas. Só na parte da documentação, é bem comum que sejam solicitados os históricos financeiros passados e presentes, incluindo débitos, empréstimos e extratos de contas-correntes, entre outras informações.

O histórico de entradas e saídas também é bastante solicitado, pois é por meio dele que as instituições avaliam se o fluxo de caixa possui limite para o novo crédito. Além disso, também pode ser necessário apresentar as declarações tributárias da empresa.

Procure as opções de empréstimo peer-to-peer

O peer-to-peer lending, ou empréstimo coletivo, é resultado do surgimento das fintechs. Como os bancos não estavam atendendo às necessidades dos consumidores, iniciativas voluntárias acabaram resultando em plataformas de crédito que possuem diversas vantagens em relação às instituições financeiras.

O financiamento é feito completamente online, tornando todo o processo mais simples e fácil de ser executado. Além disso, as taxas de juros são bem menores que as praticadas pelos bancos.

Como o próprio nome já diz, todo o empréstimo é feito de pessoa para pessoa, então não há a intermediação de bancos ou outras instituições.

Mesmo sendo mais simples e menos burocrático que o empréstimo bancário, o processo de peer-to-peer também requer análises prévias para a solicitação do crédito. Por isso, quanto mais segurança se passar ao solicitar o dinheiro (em relação à documentação, ao plano de negócios e à capacidade de pagamento da dívida), maiores são as chances de consegui-lo.

Portanto, independentemente do tipo de crédito que você acabar escolhendo, manter toda a documentação organizada e montar um bom plano de negócios é essencial para ter acesso ao crédito desejado.

Gostou das dicas de como conseguir empréstimo para empresas? Deixe seu comentário e diga o que achou!

Simule seu crédito
Share This