Fluxo de caixa

Como aumentar o fluxo de caixa da sua empresa

O fluxo de caixa de uma companhia é uma das coisas mais importantes a serem geridas durante o tempo de existência da empresa. É a partir dele que são contabilizadas as despesas e entradas, assim como as fraquezas e oportunidades que o negócio tem em sua estrutura. 

Com o fluxo de caixa também é possível perceber quais ações da empresa foram mais efetivas e quais não deram tão certo, assim como ver se o faturamento está abaixo do que o esperado e até mesmo se esse é o momento ideal para expandir a estrutura da companhia por meio de um empréstimo empresarial

A Nexoos reuniu algumas dicas para alavancar o fluxo de caixa da sua companhia, confira mais! 

Planeje a curto, médio e longo prazo 

Planejar o recebimento dos pagamentos devidos é uma parte essencial para ter um caixa equilibrado e funcionando adequadamente. Você pode apostar em ações de curto e médio prazo que incentivem os clientes a pagarem à vista sem utilizar o crédito. 

Com pagamentos à vista, o recebimento é mais rápido e você não precisa pagar as taxas e encargos do sistema financeiro. Além de ser uma cobrança frequentemente alta, as taxas podem diminuir o valor do que realmente foi pago pelo cliente.

Uma ação de médio prazo efetiva para o fluxo de caixa para empresas é a fidelização de clientes. Oferecer vantagens para consumidores recorrentes faz com que a previsão de entradas seja mais uniforme, uma vez que o fluxo de dinheiro dessas pessoas pode ser constante. 

No longo prazo, é importante se atentar a eventos sazonais, já que as altas e baixas temporadas afetam diretamente o faturamento e, por consequência, o movimento de caixa

Ao prever essa situação com antecedência, é possível investir em pesquisas de mercado para perceber as tendências conforme o perfil dos consumidores. Esse tipo de atitude pode aumentar o consumo de determinados produtos, aumentando também o fluxo de caixa da empresa. 

Cuide do seu estoque e negocie com fornecedores

Muitas vezes os descontos acordados com fornecedores anos atrás não são mais economicamente vantajosos. Faça as contas e veja se as condições poderiam ser melhores. Negocie com seu fornecedor e procure uma forma de ter qualidade aliada à economia. 

A economia é importante para aumentar o fluxo de caixa da empresa e torná-la mais competitiva frente à concorrência. Quando o seu negócio se destaca, é mais fácil aumentar a produtividade e a captação de clientes. Por consequência, o faturamento da empresa também sobe, assim como sua participação no mercado.  

Ferramentas de gestão online

Muitas pessoas acham a que o controle do fluxo de caixa é difícil de ser feito e que deve ficar a cargo de quem entende do assunto. Caso você não tenha experiência no assunto ou sinta alguma dificuldade durante esse processo, existem soluções fáceis e tecnológicas que podem lhe ajudar. 

Na internet existem opções de empresas especializadas na gestão do fluxo de caixa e finanças para pequenas e médias empresas. Muitas delas oferecem o trabalho de contabilidade para fluxo de caixa e outras questões do negócio.

Antes de contratar uma das gestoras, confira se ela é uma empresa idônea e que realmente poderá lhe ajudar com suas demandas. Caso a companhia seja conceituada, pode ser uma opção a considerar.

Quer crescer? Vem pra Nexoos! 

O controle de caixa também é importante, pois é a partir dele que o empreendedor vai perceber o momento correto de investir na sua empresa, seja em uma expansão de atividades ou até mesmo inaugurando uma franquia. O controle também é essencial para monitorar outros aspectos da empresa. 

Procurar bancos e instituições financeiras para conseguir crédito pode ser burocrático e demorado. Mas e se existisse um lugar onde o empréstimo empresarial fosse descomplicado e com taxas justas? Conheça as soluções da Nexoos

Somos uma plataforma que conecta investidores e empreendedores em um só lugar. De forma vantajosa para as duas pontas do negócio, incentivamos a economia local a crescer por meio de empréstimo coletivo com pequenas taxas e entregamos bons rendimentos para os investidores.

Converse com um dos nossos especialistas e saiba mais sobre os nossos serviços. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Rolar para cima