Digitalize o crédito para sua empresa. Simule com a Nexoos!
Empresas

Como funciona e como conseguir um empréstimo peer to peer?

A dificuldade de conseguir crédito no mercado e os altos juros praticados no Brasil contribuíram para o desenvolvimento do empréstimo peer to peer. Também conhecido como empréstimo de pessoa para a pessoa, essa modalidade é responsável pela conexão virtual entre investidores pessoas físicas e pequenos ou médios empresários em busca de capital de giro, financiamento para compra de estoque ou troca de dívida.

A plataforma pioneira de empréstimo peer to peer foi a inglesa Zopa, ainda considerada uma das maiores do mundo. Já no mercado americano, as líderes do setor são a Prosper e a Lending Club, responsáveis pela movimentação de mais de 6 bilhões de dólares desde o início de suas operações.

O p2p lending tem como principal vantagem ser um modelo onde pessoas investem em pessoas ou empresas. Ou seja, não há necessidade de intermediação de um banco para que ocorra a operação. Como consequência, as taxas de juros envolvidas são menores do que as aplicadas em empréstimos tradicionais.

Outros benefícios que envolvem linhas de crédito peer to peer são a praticidade de realizar todo o processo 100% online e a redução significativa da burocracia envolvida na tomada de crédito convencional.

Entenda como conseguir um empréstimo peer to peer

O tomador do empréstimo precisa, antes de mais nada, efetuar seu cadastro na plataforma, informando uma série de dados que serão solicitados para então requerer o crédito. Em seguida, o sistema realiza uma análise de risco para mensurar a probabilidade de o tomador dar default, ou seja, vir a ser inadimplente.

Se aprovada, a solicitação é publicada na plataforma, juntamente com o rating (nota) do risco, tornando o pedido acessível aos investidores, que podem escolher a melhor opção de aplicação do seu capital, considerando a relação risco x rentabilidade.

Um investidor pode optar por financiar somente parte do empréstimo. Dessa forma, ele compartilha o risco da operação com outros credores.

Quando a quantia solicitada pelo tomador de crédito for 100% financiada, o empréstimo é concretizado e a verba transferida para o empresário, que tem como obrigação quitar mensalmente suas parcelas.

Procure uma plataforma online segura

A fim de não correr riscos desnecessários com fraudes ou empresas de má índole, fizemos uma lista com as principais instituições brasileiras que atuam no mercado de empréstimo peer to peer. Conheça:

  • Nexoos: Plataforma dedicada a pequenas e médias empresas em momento de crescimento. Oferece capital de giro, dinheiro para refinanciamento de dívidas ou compra de estoque. A plataforma possui todos os protocolos SSL web de segurança, protegendo o usuário e já foi indicada a prêmios internacionais ;
  • BancaClub: Plataforma foca sua análise no histórico do tomador do crédito e em sua reputação social, ou seja, não há exigência de garantias e a empresa atende pessoas físicas;
  • TuTu Digital: oferece taxas de juros para micro e pequenos empresários até três vezes menores do que as praticadas por bancos e factorings. Não é possível fazer a simulação do empréstimo no site, mas ao preencher o cadastro, a plataforma entra em contato com o tomador para passar mais informações.

Providencie o escaneamento e obtenha cópias digitais dos documentos da empresa

A documentação para conseguir um empréstimo p2p pode variar de acordo com a possibilidade de o tomador ser pessoa física ou somente pessoa jurídica, mas geralmente a lista de documentos solicitados são RG, CPF, comprovante de residência e de renda para pessoas físicas ou declaração de faturamento dos últimos 12 meses no caso de pessoa jurídica.

Agora que você já entendeu como funciona a modalidade de empréstimo peer to peer, entre em contato conosco para solicitar seu crédito com taxas altamente competitivas! 

Simule seu crédito
Share This