Como saber se sua empresa está pronta para receber investimento?

Para ter um crescimento sustentável e buscar novos mercados, toda empresa precisa ir atrás de financiamentos. Mas o que levar em conta para receber investimentos, atingir objetivos e conseguir um retorno esperado?

É bem natural que esse processo gere medos e ansiedades, o que acontece por vários motivos. A empresa, afinal, precisa estar pronta para receber investimento.

Hoje existem vários tipos e assim surge o desafio de saber qual é o mais adequado. Isso sem falar de acertar no valor que pedir e na hora de construir relacionamentos com os investidores.

Sua companhia está em um mercado com grande potencial de crescimento? Seu apetite para correr riscos é verdadeiro e intenso? Qual a real situação do seu negócio? Já pesquisou sobre as melhores alternativas de investimento para este ano?

Se você respondeu sim para essas perguntas, talvez esteja na hora de tomar as medidas necessárias para procurar financiamentos. Neste post, destacamos alguns tópicos para te ajudar a receber os recursos necessário para o crescimento da sua empresa. Continue a leitura e prepare-se!

Preparação de um pitch para captar investimentos

É essencial montar uma boa e rápida apresentação da sua empresa para convencer o investidor de que ela é um ótimo negócio. Deixe claro, por exemplo, que o seu negócio conta com potencial de escala.

Prepare-se com antecedência e tenha um discurso redondo na ponta da língua. Caso contrário, esqueça a ideia de buscar investimentos!

Estruturação de equipe e insumos

Nesse momento da captação de investimentos, a equipe deve estar ciente da nova realidade da empresa. Pode ser, por exemplo, que parte do time precise ser desligado. O importante é garantir que os colaboradores estejam prontos para a nova fase.

A empresa deve promover um discurso de união e evitar especulações sobre os novos caminho do negócio. Além disso, também é importante que a companhia se prepare quanto aos insumos, como a possível aquisição de novos equipamentos e a possibilidade de se mudar para um espaço maior.

Definição do tipo de financiamento

É preciso ter em mente que existem várias modalidades de financiamento. Eles podem ser, por exemplo, de curto, médio ou longo prazo, por meio das instituições financeiras ou com investidores.

O mais importante é que a empresa estude as várias formas de buscar financiamento, inclusive empréstimos. Analise e escolha a melhor opção para você!

Determinação de quanto pedir

É essencial pedir o dinheiro que você precisa. Nem mais, nem menos! Se pedir menos, o risco é muito alto, pois o capital poderá acabar antes do prazo necessário para atingir as metas propostas.

Pedir mais, por outro lado, implica em altas chances de não conseguir o solicitado, uma vez que o investidor pode concluir que sua empresa está aquém da quantia pedida. 

Precauções legais 

Para que tudo saia dentro dos conformes e não haja nenhum tipo de dor de cabeça, é essencial entender exatamente sobre os próximos passos do investimento.

Para tanto, um advogado vai te ajudar sobre, por exemplo, acordos de confidencialidade; marcas e patentes; demais documentos de propriedade intelectual; acordos de licenciamento de software; documentos societários etc. 

E então, a sua empresa está pronta para receber investimento ou é preciso se preparar melhor para esse passo? Independentemente da sua resposta, é essencial que você esteja sempre atualizado sobre o tema.

Portanto, assine a nossa newsletter e receba em sua caixa de entrada nossos posts e outros materiais com ideias e insights que vão ajudar no crescimento do seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Rolar para cima