Empreendedorismo15 de janeiro de 2019 Tempo de Leitura: 4 minutos

Empréstimo ou financiamento: descubra quais as diferenças entre os dois

Por Murilo Bássora

empréstimo ou financiamento

ÍNDICE

Empréstimo ou financiamento? É muito comum que encontremos esses termos sendo usados como sinônimos. No entanto, são modelos distintos de conseguir crédito.

Conhecer as diferenças e indicações de cada um, levando em consideração o fim que o dinheiro terá, é fundamental. Então, continue acompanhando este artigo e veja as particularidades do empréstimo e do financiamento e os prós e contras de cada modalidade

O que é empréstimo?

É um meio de conseguir crédito sem restrições para o uso desse dinheiro. Com isso, ao solicitar essa modalidade, você não precisa prestar contas nem justificar como você vai usar o valor.

Eles são uma linha de crédito livre, sem vinculação a nenhum tipo de bem. A única responsabilidade e condição é pagar as parcelas, acrescidas de juros, nas datas combinadas em contrato. Esse tipo de recurso pode ser solicitado tanto em bancos quanto em financeiras, e pode ser utilizado também para empréstimo empresarial.

Quais são as vantagens do empréstimo?

O principal ponto de destaque dos empréstimos é a facilidade na solicitação e contratação. Além disso, não é preciso prestar explicações e justificativas, tornando todo o processo mais rápido e com maiores chances de conseguir a liberação do dinheiro em comparação aos financiamentos.

Outro ponto importante é que os empréstimos muitas vezes não exigem a apresentação de algum tipo de garantia. Há diferentes modalidades de empréstimos pelas quais você pode optar, considerando, inclusive, sua profissão e a finalidade do crédito para conseguir melhores condições de taxas e pagamento. Veja quais são os principais:

  • empréstimo consignado;
  • empréstimo pessoal;
  • empréstimo para empresas;
  • empréstimo rotativo;
  • antecipação de 13º,
  • antecipação e restituição do Imposto de Renda.

E as desvantagens?

Os juros de empréstimos são famosos por serem elevados. As taxas de juros costumam variar de acordo com a economia e tipo de empréstimo. Uma saída para ter taxas mais leves e não sofrer com juros altos é oferecer uma garantia. Assim, é oferecido um bem como proteção para o banco ou financeira.

A instituição, portanto, terá mais segurança em disponibilizar o dinheiro e não sairá no prejuízo caso não consiga cumprir com o acordo das parcelas. Dessa maneira, a taxa de juros de empréstimo se torna mais baixa, e os prazos de quitação, mais flexíveis.

O empréstimo com a Nexoos funciona de um jeito diferente. Não pedimos garantia para nossos clientes, mas sim, realizamos um rigoroso processo de análise de crédito, que identifica a saúde do negócio e as condições ideais para que ele aconteça sem imprevistos.

Além disso, acreditamos em juros justos. Combatemos o spread bancário oferecendo taxas baixas e acessíveis tanto para os empreendedores que solicitam o empréstimo, quanto para os nossos investidores.

O que é financiamento?

O financiamento também é um meio de captar crédito, mas, nesse caso, o uso do dinheiro é específico. Portanto, o valor é concedido apenas mediante aprovação em contrato de um bem que se deseja comprar.

Para obter aprovação, é necessário atender alguns requisitos pré-definidos. O mais comum é que ele seja direcionado a veículos ou imóveis. Assim como o empréstimo, também pode ser solicitado em bancos e financeiras, sendo possível também haver financiamento para empresas.

A aprovação dessa linha de crédito dependerá de duas etapas: da análise de crédito e da sua justificativa quanto ao uso do dinheiro. Além disso, o bem também passa por uma avaliação.

Como os financiamentos costumam envolver valores mais elevados do que os empréstimos, a burocracia também é maior.

Quais são as vantagens do financiamento?

Os juros de financiamentos são mais baixos e têm prazos mais longos para quitar as parcelas. Isso é possível em razão dos valores mais altos, análises mais complexas e o bem que servirá como garantia para o banco ou financeira.

Afinal, quanto mais segura for a operação para a instituição financeira, melhores serão as condições para os consumidores.

E as desvantagens?

Os fatores que mais pesam na decisão do financiamento são a burocracia e a dificuldade na aprovação do crédito. Além de justificar o fim do dinheiro, o bem que você adquirir somente ficará em seu nome após pagar todo o débito. 

Como o bem fica como garantia, o processo é mais perigoso para você caso tenha imprevistos financeiros com o seu orçamento.

Análises mais demoradas e criteriosas também costumam reprovar muitos financiamentos e fazem com que os consumidores desistam dessa opção.

Vale ressaltar também que é fundamental ficar de olho no Custo Efetivo Total (CET) e no valor dos reajustes, que devem constar no plano e estar de acordo com a variação do seu salário.

Afinal, empréstimo ou financiamento? Qual é o melhor?

É preciso que você considere o quanto precisa, a urgência e as suas condições financeiras, pois atrasos e inadimplências tornam ambas as opções caras e problemáticas.

Se o seu objetivo é ter capital de giro para investir na sua empresa, ou quitar uma dívida particular sua ou do seu negócio, faça uma simulação de empréstimo e consulte as opções viáveis. 

No entanto, se o objetivo é adquirir um imóvel, trocar o carro da família, ou comprar algum bem para a sua empresa, o financiamento pode ser uma alternativa.

Além disso, sempre leia o contrato na íntegra e com calma, avaliando todos os valores, condições e reajustes. Por fim, desconfie de instituições que oferecem vantagens e facilidades demais, pois poderá ser um golpe.

Além disso, antes de firmar qualquer acordo, faça simulações para garantir que não está pagando mais caro do que pode.

Invista na sua empresa!

Está precisando de dinheiro para investir em melhorias na sua empresa? Então, entre em contato conosco e conheça uma alternativa de investimento ainda mais em conta para o seu bolso!

Murilo Bássora

Compartilhe este Artigo   

Deixe seu comentário

Os comentários estão fechados.

Precisa de dinheiro para impulsionar seu negócio?

Insira o valor desejado entre R$15.000,00 e R$500.000,00 para iniciar sua cotação.

Artigos Relacionados

Inscreva-se em
nosso Blog!

Receba, em primeira mão, conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo e investimentos.