Por Murilo Bássora
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A crise econômica que se instalou no país trouxe severas complicações em todos os setores de negócio. Empresários sofrem com o corte de gastos e, para piorar a situação, a quantidade de clientes inadimplentes está subindo cada vez mais.
Nessa época de incertezas, o empreendedor deve se precaver contra os erros de gestão financeira e tarefas de controladoria. Lidar com clientes inadimplentes é uma das mais constrangedoras delas, porém existem meios de facilitar esse processo.
Para que você conheça as melhores maneiras de agir nessa situação, confira nosso post. Nele trouxemos 4 dicas imperdíveis de como otimizar sua gestão de cobrança. Confira!
1. Use a tecnologia ao seu favor
Organização financeira é um fator chave para lidar com a inadimplência. Ela possibilita um forte controle da situação monetária da empresa. Dessa forma, é importante que o gestor se utilize de formas adequadas para acompanhar a situação de perto.
Normalmente, as ferramentas mais utilizadas são planilhas eletrônicas ou cadernos de anotação manual. Apesar de eficientes, hoje já existem outras tecnologias capazes de otimizar a gestão do empresário, fornecendo informações precisas sobre seus clientes.
Esses são os softwares de gestão financeira que podem ser encontrados gratuitamente na internet para você baixar. Eles oferecem serviços de boleto, relatórios periódicos, aviso por e-mail e outros. Alguns deles:
- Controle de Vendas;
- Meus pedidos;
- Evernote.
2. Crie formas de prevenção
Evitar a inadimplência antes que ela aconteça não é impossível. Algumas práticas simples por parte da empresa poderão diminuir a ocorrência. Veja quais:
- Afastar os maus pagadores;
- Premiar os bons pagadores;
- Avisar antes de vencer a dívida.
Outro ponto interessante seria contratar uma consultoria para o controle de crédito. Essa empresa teria algumas informações relevantes sobre o cliente, como: se ele já possui alguma outra dívida pendente ou se está negativado.
3. Negocie com os clientes inadimplentes
Naturalmente, um cliente inadimplente se encontra nessa situação justamente por não possuir meios de cumprir com sua obrigação. Dessa forma, mesmo que a empresa entre em contato e seja agressiva na petição do valor a ser cobrado, o cliente pode simplesmente negar a cumprir o acordado.
Entre os maiores argumentos dos clientes está a falta de opções na hora de efetuar o pagamento. Por isso, é interessante que a empresa tenha um plano de medidas para fornecer aos seus clientes alguns benefícios e maneiras versáteis de quitar suas dívidas, por exemplo:
- abono de juros ou multas;
- descontos ou devolução do serviço/produto;
- parcelamento dividido em mais prazos.
4. Seja compreensivo e cordial
A maneira como abordar o cliente é essencial para dar sequência às negociações, pois, ele pode se sentir ofendido. Desse modo, a empresa passará por uma relação difícil de administrar, além de correr o risco de esperar um longo período até reaver o seu valor.
Para evitar esse tipo de cenário indesejável, o gestor deve preparar sua equipe para que aborde os clientes de forma correta, com cordialidade e objetividade. Observe algumas técnicas:
- Utilizar sempre os pronomes de tratamento “Senhor” e “Senhora”;
- Usar um tom de voz amigável e compreensível;
- Nunca chamar o cliente de devedor;
- Oferecer soluções práticas e ser objetivo quanto às dúvidas do cliente.
Infelizmente, os clientes inadimplentes vão se tornando cada vez mais comuns dentro de uma economia fragilizada como a brasileira. Contudo, ao tomar medidas de gestão de cobrança e adotar um forte planejamento estratégico, uma empresa pode lucrar até em tempos de crise.
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