Mercado3 de outubro de 2018 Tempo de Leitura: 2 minutos

Open banking: de que forma ele muda o mercado financeiro?

Por Murilo Bássora

open banking

ÍNDICE

Open banking é um novo modelo de mercado em que empresas e aplicativos utilizam os APIs (Application Programming Interface: interface de programação de aplicações) de um banco ou instituição financeira para prestar serviços atrelados a quem disponibilizou essa API.

Se você usa algum tipo de gerenciador financeiro on-line para controlar suas finanças pessoais, por exemplo, o open banking permite que esse aplicativo esteja diretamente conectado ao sistema do seu banco, para que seus gastos e receitas sejam diretamente computados nesse aplicativo que gerencia as suas contas.

Neste post, vamos tratar do conceito de open banking, além de abordar as mudanças dele no mercado financeiro. Confira!

Por que os dados devem ser abertos?

A conectividade já é uma realidade nos dias de hoje, uma tendência que só vai aumentar com o passar do tempo. Além disso, os bancos contam com um distanciamento por parte do público que se enquadra na geração Y.

Trata-se de jovens que não enxergam nenhum tipo de diferença quanto ao posicionamento dos bancos, ou seja, acham que todos são iguais e que nenhum é adequado para eles.

Por outro lado, essa mesma geração Y é a que tem mais interesse no aprendizado quando se trata de finanças, representando um público potencial para buscar assessoria financeira.

Por essa razão, os bancos estão inseridos em um cenário ao qual precisam se adaptar caso não queiram perder seus clientes para as fintechs, o que já está acontecendo.

Quais os impactos do conceito de open banking para o mercado financeiro?

Em 2015, foi criado o The Open Banking Working Group, que solidificou e padronizou o conceito de open banking. Esse grupo tem como missão promover a integração entre todas as iniciativas de abertura desse mercado, de modo a agilizar e uniformizar os processos bancários.

Já existem empresas brasileiras que estão inseridas nesse grupo de trabalho, em busca de vantagens como engajar seus usuários, aumentar sua venda de produtos e serviços com suas APIs e se posicionar com mais evidência no mercado.

Resumindo, o conceito de open banking impacta positivamente o mercado financeiro, permitindo que a empresa que o adota seja vista como inovadora em seu mercado de atuação, já que essa integração com aplicativos de terceiros abre diversas possibilidades para a criação de novos negócios.

Existe a possibilidade de os bancos desaparecerem ou não?

A resposta é não. O poder e a capacidade dos bancos e instituições financeiras são grandes e sólidos. Com certeza, eles traçarão estratégias para essa migração rumo à nova era dominada pela tecnologia, de modo a conseguirem encarar os desafios que fazem parte dessa transformação.

O que se pode esperar é que essas transformações não serão encabeçadas por eles. Provavelmente, as mudanças virão de novas empresas que terão como modelo de negócio plataformas altamente escaláveis, eficientes e ambiciosas.

Neste artigo, explicamos para você que o open banking é o compartilhamento de informações por meio de APIs que promovem a integração com diversos aplicativos, sendo um caminho sem volta para o mercado bancário. Agora, a nossa sugestão de leitura é sobre a escolha entre peer to peer ou empréstimo bancário.

Murilo Bássora

Compartilhe este Artigo   

Deixe seu comentário

Os comentários estão fechados.

Precisa de dinheiro para impulsionar seu negócio?

Insira o valor desejado entre R$15.000,00 e R$500.000,00 para iniciar sua cotação.

Artigos Relacionados

Inscreva-se em
nosso Blog!

Receba, em primeira mão, conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo e investimentos.