perfil-de-investidor-ideal-para-peer-to-peer-lending

Perfil de investidor: Qual é o ideal para peer-to-peer lending?

Uma das formas de investimento que vem crescendo no Brasil é o peer-to-peer lending, ou empréstimos de pessoa para pessoa. A modalidade chegou ao país em meados de 2015 e vem se popularizando entre os investidores, já que proporciona ótimo rendimento com um risco que pode ser controlado pelas plataformas online.

O P2P lending funciona como uma conexão entre pessoas ou empresas que possuem necessidades e outras que podem supri-las. Traduzindo: quem precisa de um empréstimo para fomentar um negócio, ou por qualquer outro motivo, encontra pessoas que têm dinheiro disponível para investir. Sem a intermediação de bancos e suas taxas altíssimas, a operação sai mais barata e todo mundo acaba ganhando.

Se você quer investir em P2P lending, procure saber se a modalidade se encaixa no seu perfil de investidor. Portanto, vamos ver quais são as classificações de perfil mais comuns do mercado financeiro.

Perfil de investidor: Conheça os mais comuns do mercado

Conservador

O perfil do investidor conservador é aquele que tem pouca tolerância aos riscos existentes no mercado financeiro. Quer garantir sua rentabilidade sem ter que lidar com a possibilidade de perdas futuras. Em geral, são pessoas que já estão em idade mais avançada e precisam de produtos que garantam bom rendimento em curto prazo, com facilidade para sacar o dinheiro quando precisarem.

O investidor com perfil conservador costuma priorizar os produtos de renda fixa.

Arrojado

Ao contrário do conservador, o perfil de investidor arrojado não tem medo de enfrentar o mercado financeiro. Procura uma rentabilidade alta, mesmo que isso represente o risco de perdas futuras. Nessa categoria encaixam-se, geralmente, os mais jovens, que têm muito tempo de vida pela frente e podem se recuperar caso sofram algum revés no futuro. Buscam rentabilidade a longo prazo.

Esses investidores procuram produtos de renda variável e costumam atuar fortemente na Bolsa de Valores.

Moderado

Se você viu características semelhantes às suas tanto no perfil conservador, quanto no perfil arrojado, então você já descobriu qual é o seu perfil: você tem um perfil de investidor moderado. O moderado quer garantir uma boa rentabilidade, mas não quer abrir mão da segurança. Em geral, esses são os investidores que mais diversificam a sua carteira de produtos, pois procuram tanto produtos de renda fixa como os de renda variável.

Por que investir em Peer-to-peer lending?

O investidor de perfil moderado tem se mostrado bastante propenso a buscar a rentabilidade presente nas operações de peer-to-peer lending. A taxa de retorno varia entre 17% a 25% ao ano, enquanto em produtos bancários como o CDB, por exemplo, essa mesma taxa gira em torno de 13% ao ano.

investimento peer to peer lendingAlém disso, como trata-se de um empréstimo a juros baixos, que será feito para uma empresa que precisa de dinheiro, o P2P garante ao investidor uma renda mensal, o que não é possível em outros investimentos.

Na Nexoos todos os investidores devem preencher um perfil de risco (conhecido globalmente como suitability) para saber se o P2P lending é adequado para sua carteira de investimentos. O resultado é um enquadramento similar aos discutidos nesse artigo.

Se você quer saber qual é o seu perfil de investidor, cadastre-se na Nexoos e preencha o perfil clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *