Empreendedorismo29 de maio de 2017 Tempo de Leitura: 2 minutos

Por que investir em automação de processos na sua empresa?

Por Murilo Bássora

ÍNDICE

Processos complexos tendem a criar gargalos, geralmente relacionados a tempo e dinheiro, em sua empresa. A automação de processos pode superar esse problema, analisando e otimizando ações e procedimentos, a fim de aumentar a qualidade e a eficiência das operações.

A automação pode resolver muitos elementos que desafiam os seus fluxos de negócios. Os primeiros estágios tendem a focar na modelagem e análise, porém você deve implantar uma solução que vá além disso, aperfeiçoando processos que não podem ser eficientemente controlados apenas pela intervenção humana.

Ao longo deste artigo, abordamos os principais motivos que fazem com que investir nessa solução seja, definitivamente, uma excelente alternativa. Confira!

Otimize o tempo total dos processos

Há um limite de quão rápidos os processos podem ser terminados manualmente. A automação pode reduzir, significativamente, esse tempo, pois permite a finalização simultânea de atividades. Além da manutenção de fluxos constantes, o sistema pode emitir alertas específicos para que você não perca mais nenhum prazo.

A realização de tarefas desnecessárias pode aumentar o tempo total que leva para concluir os diferentes processos em seu negócio. A automação utiliza modelagem para se livrar de atividades repetitivas e otimizar o fluxo de informações, economizando o tempo total para a conclusão de ações vitais para a sua empresa.

Integre os dados de maneira completa

É um erro crasso fazer estimativas baseadas no senso comum, ao invés de incorporar os dados necessários e extrair deles informações relevantes e acionáveis. O problema com as atividades manuais é que elas não podem monitorar todos os dados gerados, deixando-os incompletos e/ou sem uso.

Esse é um dos principais motivos que fazem com que os softwares de Business Intelligence atraiam investimentos cada vez maiores.

A automação é capaz de coletar e processar dados rotineiramente, disponibilizando-os para monitoramento e análise, conferindo à sua empresa a capacidade de tomar melhores decisões. Além disso, melhora a forma pela qual a gestão elabora relatórios, gerando registros que são automaticamente reunidos e interpretados.

Automatize processos para uma maior produtividade

Seus colaboradores sempre cometerão erros ao operarem manualmente, especialmente quando a carga de trabalho é pesada. Uma das principais vantagens da automação de processos é que ela ajuda a reduzir as falhas humanas, fazendo verificações e realizando regularmente tarefas de alta complexidade e relevância.

Com a redução do espaço para intervenção humana, cada etapa pode ser automatizada. No entanto, mesmo em tarefas nas quais a atuação humana é indispensável, a automação pode contribuir por meio da verificação de erros lógicos, levando a uma melhoria substancial na eficiência e produtividade de cada colaborador.

Simplifique o compliance do seu empreendimento

Você precisa se assegurar de que sua empresa está trabalhando em conformidade com as normas legais. Sendo assim, é necessário treinar os colaboradores em conformidade, de modo que possam assumir responsabilidade legal caso algo dê errado.

Existe uma margem de erro significativa que pode levar, por exemplo, a complicações em que as regras não são mantidas. A partir da implantação da automação de processos, você não precisará mais se preocupar com isso, pois essa solução permite que todas as regras sejam padronizadas e sempre seguidas.

Gostou do artigo? Quais medidas você tem implantado para garantir a eficiência dos processos na sua empresa? Deixe um comentário no post e divida sua experiência conosco!

Murilo Bássora

Compartilhe este Artigo   

automação automação de processos business intelligence compliance inteligência de negócios modelagem otimização de processos

Deixe seu comentário

Os comentários estão fechados.

Precisa de dinheiro para impulsionar seu negócio?

Insira o valor desejado entre R$15.000,00 e R$500.000,00 para iniciar sua cotação.

Artigos Relacionados

Inscreva-se em
nosso Blog!

Receba, em primeira mão, conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo e investimentos.