software de gestão financeira

4 motivos para usar um software de gestão financeira na sua empresa

A gestão financeira é uma disciplina em rápida evolução e não adianta se apegar à velhas práticas só porque elas parecem estar dando certo. O próprio Peter Drucker defendia a idéia de que qualquer pessoa precisa adquirir novos conhecimento a cada 4 ou 5 anos ou correrá o risco de tornar-se obsoleta.

Então, se sua empresa ainda não implantou um sistema de gestão eficiente ou está na era das planilhas, veja 4 motivos para utilizar um sistema de gestão empresarial e financeira na sua empresa.

Informação financeira mede a saúde da empresa

Uma das medidas mais confiáveis da saúde da empresa está relacionada ao seu estado financeiro. Saber como andam as finanças do negócio é imprescindível para  possibilitar a administração de qualquer empresa com um certo nível de segurança e também para diminuir as incertezas (que é o que todo gestor deve buscar).

Para tomar decisões assertivas é preciso saber, por exemplo, como anda a capacidade de investimento, o fluxo de caixa e as contas a pagar e a receber. Sem isso, efetuar um planejamento estratégico é uma tarefa quase impossível porque o empreendimento fica muito mais suscetível ao não cumprimento de compromissos pela falta de liquidez.

Vários relógios, mas apenas uma hora certa

Toda empresa possui várias visões sobre os mesmos “fatos“. Uma venda é vista de um jeito diferente por cada setor: o estoque se preocupa com a disponibilidade e a reposição, o setor de compras se preocupa com a aquisição dos itens, o departamento comercial se interessa pelas quantidades e valores, a contabilidade se preocupa com os números para a gestão e aspectos fiscais.

São vários relógios: um com cada propósito, mas apenas uma hora certa. Essa informação é dada justamente pela gestão financeira, que pode ser considerada uma espécie de amarração de todo o processo e possibilita o controle de fluxos e a análise de resultados.

Informações Consolidadas, Fluxos Padronizados e Automação

A consolidação de dados e informações é uma das principais motivações para o uso de software em qualquer área. Na Gestão Empresarial isso é ainda mais necessário devido à integração dos diferentes departamentos e processos.

Você já deve ter trabalhado ou ouvido falar de empresas que gerenciam tudo por meio de planilhas e desperdiçam uma quantidade enorme de esforço em trabalhos de consolidação.

Utilizar o tempo de colaboradores em tarefas que não agregam valor ao produto ou serviço é, de fato, um desperdício que deve ser evitado. Qualquer software de Gestão Financeira ou, de forma mais abrangente, Software de Gestão Empresarial pode aumentar a produtividade justamente por automatizar e padronizar os diversos fluxos e processos operacionais, administrativos e financeiros da organização.

Além da velocidade de processamento de informações e dos diversos relatórios disponibilizados, um software eficiente também ajuda a consolidação de boas práticas de gestão financeira porque permitem agilidade e estruturação das movimentações  financeiras.

Informação a qualquer hora e em qualquer lugar

Uma vantagem dos sistemas de gestão empresarial ou financeira mais modernos é o fato de que, além de serem seguros e mais fáceis de usar do que os que foram projetados há cerca de 25 anos (quando houve uma grande popularização no uso de computadores ns empresas), alguns dos mais avançados estão disponíveis 24 horas por dia, 365 dias por ano, na Internet.

Isso quer dizer que tanto os gestores quanto os colaboradores podem acessar o sistema a partir de diversos dispositivos e a qualquer momento. Além disso, o custo-benefício dos sistemas de gestão online costuma ser muito melhor porque evita gastos como:

  • Aquisição de licenças de sistemas operacionais e bancos de dados
  • Aquisição de máquinas de configuração robusta (servidores)
  • Manutenção de servidores e de backups de arquivos
  • Serviços de implantação de novas versões e outros!

Se você ainda não experimentou um sistema de gestão online, dê uma olhada no GestãoClick.  O melhor ERP online é um dos sistemas que mais cresce no mercado e inclui um módulo completo de gestão financeira e permite que você experimente as funcionalidades por 15 dias gratuitamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *