5 erros cometidos na hora de captar recursos para a empresa

Capital de GiroO momento de captar recursos é crucial para o crescimento da empresa. Esta é uma etapa essencial para o desenvolvimento do empreendimento, mas será preciso convencer os investidores com números, argumentos e ideias de que investir em sua empresa é, de fato, uma atitude lucrativa.

Nesse momento, muitos empreendedores cometem erros que acabam influenciando na relação com os investidores e na quantidade de recursos obtidos. Pensando nisso, listamos neste post alguns erros ao captar recursos que devem ser evitados. Confira!

1. Não conhecer o mercado em que atua

Para conseguir os recursos necessários, o empreendedor precisará convencer os investidores de que conhece o mercado em que atua. É preciso passar confiança, apresentando números e oportunidades de forma clara. Os investidores precisam ver que o negócio é robusto, tem potencial e que é rentável, afinal, o objetivo do investidor é ter lucro com sua aplicação.

Se o empreendedor não conhecer o mercado em que atua (ou atuará), ele não passará a confiança necessária para o investidor. É preciso estar preparado para responder as dúvidas dos investidores prontamente, sempre mostrando como a empresa poderá ser lucrativa.

2. Não saber apresentar o negócio

Saber apresentar o negócio será essencial para atrair a atenção e o interesse dos investidores. A forma como a ideia é apresentada terá uma forte influência na captação de recursos.

Não ser objetivo é um erro fatal. Reúna o máximo de informações sobre o mercado e apresente a sua ideia dentro de um plano de negócios, com metas e objetivos devidamente estipulados.

3. Ir com muita sede ao pote

Uma grande quantia de dinheiro pode acelerar o desenvolvimento de uma empresa, porém, é importante ressaltar que quanto maior o investimento realizado, mais sucesso será esperado por parte do investidor, que deseja lucrar.

Por isso é importante conhecer os limites de seu negócio e dar estimativas reais para os futuros investidores.

4. Não ter objetivos claros

É imprescindível que a proposta apresentada aos investidores tenha limites estabelecidos, e que estejam de acordo com a realidade do negócio.

Uma dica é apresentar como os investimentos serão aplicados e quais resultados serão alcançados com os recursos obtidos. A ausência de objetivos acaba criando uma visão negativa por parte dos investidores.

5. Apresentar desconfiança

Atuar com desconfiança pode prejudicar a relação com investidores. Um erro bastante comum é querer captar recursos sem apresentar a ideia clara de como o negócio funciona, e, principalmente, como esses recursos serão aplicados em seu empreendimento.

Além disso, muitos empreendedores não acatam as recomendações dos investidores, que acabam cAntecipação de Recebíveis Nexoosriando uma resistência em continuar investindo na empresa. É preciso ser o mais transparente possível, deixando claro todos os pontos importantes e relevantes para ambos os lados.

Ao evitar esses erros ao captar recursos, o empreendedor aumentará consideravelmente as chances de convencer os investidores e conseguir os aportes financeiros necessários para fazer sua empresa crescer. Sucesso e bons negócios!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *