Digitalize o crédito para sua empresa. Simule com a Nexoos!
analise-credito-nexoos
Investimentos

Análise de Crédito Nexoos – Entenda Como é Realizada

A análise de crédito é peça fundamental do serviço oferecido pela Nexoos, pois ela é responsável pela filtragem de empresas que serão publicadas para nossos investidores, sendo portanto, responsável por manter um ambiente seguro na plataforma.

O investidor sempre é o responsável pelo investimento realizado e deve estar ciente dos riscos. Dessa forma, a análise da Nexoos é uma ferramenta para gerar transparência e facilitar a tomada de decisão dos investidores.

Etapas da Análise

 

1ª Etapa: Filtragem Automática – Pré-Aprovação

Ao se cadastrar na Nexoos, as empresas são verificadas de forma automática por nossos algoritmos para primeira checagem de enquadramento nas políticas da plataforma. Micro-empreendedores Individuais (MEIs), por exemplo, são rejeitadas nesse momento já que trabalhamos apenas com pequenas e médias empresas.

2ª Etapa: Análise Preliminar

Ao passar pelos filtros de pré-análise, a Nexoos já começa a captar dados importantes sobre o solicitante. Esses dados cadastrais demonstram se o mesmo possui restritivos ou apontamentos não pagos (protestos, Ações judiciais, cheques devolvidos etc.). Logo de cara também temos acesso ao perfil do negócio, localização, tipo de negócio, entre outras informações.

Também é nesse estágio que solicitamos o upload de documentos, necessários para comprovação da situação econômico-financeira e sua composição societária.  Esses documentos são:

  • Cópia do Contrato Social e última alteração (se houver);
  • Relação do faturamento (últimos 2 anos de exercício fechado, mais os meses do ano corrente);
  • Extrato bancário PJ (últimos três meses);
  • Balanço Patrimonial dos últimos 02 anos e balancete do último período;
  • IRPF do avalista;
  • Endividamento bancário da empresa;
  • Autorização para consulta à Central de Risco Bacen (SCR e PCAM);

Esses documentos são conferidos e validados, sendo que com tudo em ordem a equipe de análise começa a preparar um relatório de avaliação sobre a empresa, conferindo toda a história dos sócios, da empresa e do setor.  Sem essa documentação não realizamos a análise.

Caso a empresa atinja requisitos mínimos, ela é aprovada na Análise Preliminar.

3ª Etapa: Análise Conclusiva

Finalmente, as empresas que chegam nessa etapa, são submetidas a um processo de análise ainda mais rigoroso, onde entramos em contato direto com os clientes, para entrevistas, checagem das informações prestadas e esclarecimento de dúvidas. Os números apresentados na plataforma, como toda informação que é passada para os investidores,  são justificados pelo cliente. Procuramos ter todas as respostas para cobrir nossas empresas. Se não tivermos as justificativas claras, a empresa não é aprovada.

Além das informações fornecidas no site, também buscamos diversas outras informações com parceiros. Para sermos mais específicos, pesquisamos a fundo o que a empresa faz, além do cadastro que é preenchido na plataforma. Isso permite entender a forma correta de interpretar os números e informações, afinal cada faturamento, endividamento e contabilidade depentem do porte, segmento e setor em que a empresa atua.

Analisamos o histórico de crédito da empresa e  seu endividamento na Central de Risco Bacen, que exigimos de todas as empresas do Grupo, caso a empresa faça parte de um grupo econômico. A Central de Risco Bacen só é acessível para financeiras e bancos  com a permissão da empresa solicitante. A Nexoos tem acesso à essas informações de comum acordo com a empresa, e através da nossa financeira, a Socinal.

Aém disso são analisados os números das empresas verificando seu faturamento e justificando suas oscilações, já que fazemos uma análise econômico-financeira dos balanços e DREs que as empresas nos mandam. Após esse processo, preparamos perguntas e entramos em contato com os solicitantes para esclarecimentos, na intenção de melhor conhecer o empresário e compreender seu momento, sua história e como ele projeta o futuro da empresa. Essa entrevista nos ajuda a  entender a capacidade de administração dos sócios frente a empresa.

Também é nesse momento que realizamos consultas aos nossos bureaus de créditos parceiros (como o Serasa Experian e outros), e checagens com referências (como clientes e fornecedores).

Ao fim do processo, nosso modelo de crédito fornece um rating para empresa, com base em toda análise realizada. Cada rating possui uma taxa de juros associada. A lógica é que quanto pior o rating, maior é o risco, logo maior é a taxa de juros do empréstimo e a rentabilidade oferecida aos investidores.

Formado em Engenharia Elétrica pela UNICAMP, James fez parte da AIESEC por 4 anos, trabalhando a nível Local e Nacional em 3 países diferentes. Hoje é Head de Produto e Dados na Nexoos, gerenciando o desenvolvimento da plataforma e os produtos financeiros associados.

Simule seu crédito
Share This