O que é Capital de Risco?

O investimento capital de risco trouxe para as empresas brasileiras oportunidades muito significativas de crescimento e expansão. Mais do que uma relação financeira, esse tipo de investimento proporciona uma troca de experiência e conhecimentos. O atual o cenário econômico possibilita que empresas com ideias inovadoras ampliem os seus negócios nesse mar de oportunidades com a ajuda do venture capital.

Clique aqui e faça uma simulação agora!

 

Empresas de capital de risco

Sua empresa está precisando de crédito para capital de giro, refinanciamento ou expansão? Conheça a Nexoos e confira as melhores taxas de juros para sua empresa! Não precisa de garantias reais e o processo online é rápido, simples e seguro.

Capital de risco

Capital de risco ou venture capital é uma modalidade de investimento de risco, em que investidores aplicam recursos financeiros em empresas de pequeno e médio porte com grande potencial de crescimento — normalmente empresas novas no mercado de inovação tecnológica, ou seja, as startups.

A principal função do venture capital é ajudar essas empresas a alavancar rapidamente o seu negócio e aumentar consideravelmente o faturamento.

Investidores em capital de risco

O investidor de risco (ou venture capitalist) é um tipo de investidor — pessoa física ou empresa — que além de colocar dinheiro no negócio, coloca também sua experiência ajudando a empresa a alcançar um posicionamento mais estratégico no mercado.

Os venture capitalists ou fundos de investimentos compram participações em empresas, investindo de maneira temporária, para depois obter retorno superior ao valor investido.

Eles atuam como acionistas minoritários, porém, costumam exigir representação na diretoria, direitos de ações e de votar em assuntos referentes à gestão, finanças e questões operacionais.

A parceria entre os investidores e empreendedores precisa ser a mais harmoniosa e estreita possível para o bom andamento do negócio.

Se sua empresa está precisando de crédito para capital de giro(solicite online), refinanciamento ou expansão, conheça a Nexoos e confira as melhores taxas de juros para sua empresa! Não precisa de garantias reais e o processo online é rápido, simples e seguro.

Critérios fundamentais para o investimento

Como já citado, um dos principais critérios para que os investidores possam escolher uma empresa é o grande potencial de crescimento e inovação.

É preciso avaliar os riscos de gerenciamento, identificar os stalkeholders — pessoas ou organizações mais interessadas —, pois eles influenciam diretamente no planejamento estratégico a ser colocado em prática.

Além disso, a saúde financeira precisa estar em dia, refletindo suas condições de rentabilidade. É muito importante que a empresa tenha um plano de negócios claro e objetivo definindo qual o seu posicionamento atual e o pretendido.

A avaliação da empresa precisa ser extremante minuciosa, bem como o perfil e comprometimento do empreendedor que tem peso determinante para o investimento. A empresa deve estar bem posicionada no mercado com reais possibilidades de expansão.

O processo de avaliação e seleção de uma empresa dura meses e é composto por diversas etapas que avaliam profundamente o negócio para que os investidores tenham mais assertividade quanto ao potencial do investimento.

Capital de risco: um aliado para o crescimento

Por meio do capital de risco, pequenas e médias empresas ganham a possibilidade de se transformarem em grandes companhias.

Essas empresas passam a dispor de oportunidades para financiar o seu crescimento e sustentação no longo prazo, com suporte necessário para a criação de condições adequadas de governança corporativa e aumento da lucratividade.

Com esses investimentos, grandes somas de dinheiro são direcionadas para novos negócios (startups) de alto risco e alta rentabilidade, colocando à disposição de empreendedores recursos suficientes para conquistarem novos mercados.

O mercado de investimentos no Brasil tem evoluído a cada ano e promovido uma união muito singular das empresas que precisam de capital com os investidores que precisam de lucros.

Agora que você já sabe o que é capital de risco e como ele pode ajudar um negócio a alavancar no mercado, conheça também outras formas de aumentar o capital de uma empresa!

2 comentários em “O que é Capital de Risco?”

  1. Genildo F Lins

    Meu Nome e Genildo tenho uma formula de alimento criada por mim gostaria de desenvolver mais nao tenho recurso tou com meu nome negativo o que ocapital de risco tem a oferece

    1. Clara Fontes

      Oi, Genildo! Tudo bem?

      Somos uma plataforma online que conecta pequenas e médias empresas que precisam de soluções financeiras com investidores pessoas físicas. Empresas que possuem qualquer tipo de restrições não são aprovadas, já que garantimos uma maior segurança aos nossos investidores.

      De qualquer forma, a gente sugere uma alternativa de empréstimo com nossas empresas parceiras:
      Empréstimo pessoal sem garantia: Geru (https://www.geru.com.br)
      Empréstimo PF/PJ com garantia: creditas (https://www.creditas.com.br)

      Desejamos que tenha muito sucesso em seus negócios! Caso precise de ajuda, é só me escrever. Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Rolar para cima