Empreendedorismo9 de outubro de 2019 Tempo de Leitura: 3 minutos

Como calcular o Valor Presente Líquido (VPL)

Por Murilo Bássora

valor presente líquido

ÍNDICE

O que é o Valor Presente Líquido, como calcular essa métrica e qual é sua importância para o futuro do seu empreendimento?

Ao planejar o orçamento e custos futuros, muitas pessoas podem se deparar com um cálculo incomum. O Valor Presente Líquido (VPL) é um cálculo utilizado no mercado financeiro para descobrir se determinado ativo, negócio ou investimento é viável no longo prazo. 

Ele calcula se as quantias investidas terão o retorno esperado ou não, demonstrando o valor presente de pagamentos futuros com uma taxa de juros adequada. Com o passar do tempo, as quantias investidas perdem o valor, e o VPL ajuda a determinar se é seguro investir para não perder o capital. 

Como o VPL funciona?

A lógica é simples: é só pensar no salário mínimo e no poder de compra. Com o passar dos anos, a remuneração teve que aumentar devido à inflação e ao encarecimento do custo de vida. Se o salário se mantivesse com o mesmo valor,  ele não custearia as despesas básicas, pois seu poder de compra foi diminuído. 

Com os investimentos é a mesma coisa. Muitas vezes, o que eles rendem hoje é satisfatório, mas no futuro é provável que esses rendimentos sejam insatisfatórios. Os juros existem justamente para corrigir os valores ao longo do tempo, e fazer com que o poder de compra do dinheiro acompanhe o encarecimento do custo de vida. 

O cálculo do VPL existe justamente para determinar quão rentável será esse investimento e se é viável mantê-lo da forma como foi rascunhado. O VPL desconta as despesas futuras dos valores que também serão recebidos no futuro, estimando quanto será efetivamente ganho. 

Como calcular o VPL? 

O cálculo pode ser feito em calculadoras financeiras ou pelo Excel. Em sua fórmula estão presentes os principais itens do investimento: o tempo do investimento (j), o fluxo de caixa (fc) e a taxa de desconto (i), por exemplo. 

Dois itens que não devem ser esquecidos são as taxas TRI e TMA. Elas são complementares, já que uma indica o retorno esperado e a outra demonstra as despesas que serão cobradas.  

Valor Presente Líquido

A Taxa de Atratividade Mínima (TMA) representa o valor mínimo que um investidor costuma receber por uma transação. Os valores dela são pautados pelos dos títulos públicos do governo, como os pré e pós-fixados. Já a Taxa de Retorno Interno (TRI) faz um desconto hipotético sobre o fluxo de caixa e as entradas que virão no futuro. 

Também existem aplicações online nas quais é preciso apenas inserir os dados e o cálculo é feito automaticamente, de forma descomplicada e simples. No papel, a conta é feita da seguinte forma.  

Ficou com alguma dúvida sobre como calcular o VPL para sua empresa ou investimento? Converse com um dos especialistas da Nexoos. A gente pode te ajudar a entender melhor esse universo e te guiar dentro das opções de investimento e empréstimo para empresas!  

Interpretando o resultado 

Independentemente de como a conta seja feita, é necessário interpretar os dados corretamente para haver uma avaliação coerente da viabilidade da operação. Três resultados são possíveis após o cálculo do VPL: positivos, neutros (próximos a zero) ou negativos. 

Se os valores forem positivos é um ótimo sinal, pois significa que o investimento terá um retorno satisfatório e o dinheiro será valorizado. Caso o valor seja próximo a zero, não houve nem retorno, nem prejuízo. O valor negativo é o pior cenário possível, pois demonstra que o investimento não é viável e causará prejuízos ao longo do tempo. 

Investir em empresas é com a Nexoos! 

Está precisando de um aporte para expandir os seus negócios ou então procura uma empresa na qual investir? Conheça as soluções da Nexoos, uma plataforma regulamentada e autorizada pelo Banco Central que conecta investidores e empreendedores de forma simples e justa, sendo boa para os dois!

Saiba mais sobre os nossos serviços e desfrute das facilidades que uma relação transparente pode lhe proporcionar. 

Murilo Bássora

Compartilhe este Artigo   

Deixe seu comentário

Os comentários estão fechados.

Precisa de dinheiro para impulsionar seu negócio?

Insira o valor desejado entre R$15.000,00 e R$500.000,00 para iniciar sua cotação.

Artigos Relacionados

Inscreva-se em
nosso Blog!

Receba, em primeira mão, conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo e investimentos.