funding-circle

Funding Circle – Impacto de R$11,4 bilhões no Reino Unido

Dando continuidade ao nosso artigo sobre P2P lending (empréstimos coletivos), vamos falar hoje da Funding Circle, uma das maiores empresas do segmento a nível global.

Desde seu lançamento, há 6 anos, a Funding Circle já facilitou a tomada de empréstimos para aproximadamente 15,000 pequenas e médias empresas (PMEs) do Reino Unido. Pessoas físicas, instituições financeiras, e até mesmo o British Business Bank já investiram através da plataforma de P2P lending.

O Centro de Pesquisas em Economia e Negócios (CEBR), lançou recentemente um relatório mostrando que os empréstimos facilitados pela plataforma já criaram um impacto equivalente a R$11,4 bilhões (£2.7 bilhões) na economia do Reino Unido. São aproximadamente 40.000 novos empregos criados indiretamente.

Pequenas Empresas, Grande Impacto

Todo esse impacto foi calculado com base na cadeia de negócios das empresas que solicitaram empréstimos com a Funding Circle. A empresa que recebe o crédito consegue se alavancar, adquirindo mais clientes e comprando mais de seus fornecedores. Esse processo se repete, aumentando o valor agregado na economia.

Mais de três quintos (61%) das empresas solicitantes que fizeram parte do estudo disseram que conseguiram aumentar seu faturamento após obter um empréstimo facilitado pela Funding Circle. Quase metade (47%) dos participantes afirmaram ter obtido maiores lucros.

O relatório afirma também que empréstimos P2P como a Funding Circle já somam mais de 6% do total de empréstimos para PMEs no país.

Porque as Empresas Escolheram a Funding Circle?

Muitas empresas alegaram ter sido atraídos pela facilidade e rapidez do processo de solicitação. Quase três quartos (72%) disseram que a experiência na plataforma foi bem mais rápida do que outros formatos mais tradicionais. Isso ajuda a explicar porque
77% disseram que inicialmente procuravam diversas alternativas de empréstimos, mas agora 97% afirmaram que vão voltar primeiro para Funding Circle no futuro.

gráfico-FC

Além da facilidade e rapidez, há também de se considerar a acessibilidade ao crédito. 21% das empresas entrevistadas disseram que não conseguiriam tomar um empréstimo pelos meios tradicionais. De acordo com o CEBR, muitos bancos e instituições financeiras tem regras e limites pré-definidos na hora de avaliar uma solicitação. Se uma empresa é de determinada região e trabalha em um segmento de suposto “maior risco”, sua solicitação é automaticamente negada. É aí que as plataformas de P2P lending fazem justiça, pois analisam caso a caso com algoritmos expecíficos para tomar a decisão.

Apoio a Regiões com Dificuldade Econômica

A Funding Circle fez muito sucesso no norte do Reino Unido, uma das regiões que mais enfrentou dificuldades econômicas. O Nordeste do país tem o segundo menor Valor Agregado Bruto, que mede peformance econômica e o valor de bens e serviços produzidos na região.

Devido à essa baixa performance econômica, a região representa economicamente apenas 3% de todo o Reino Unido, porém aproximadamente 10% do total emprestado foi para essa região. Isso ajuda a balancear o desenvolvimento do país como um todo.

Oportunidade para Pequenos Construtores

O CEBR estima que há uma demanda de 264.000 novas residências no Reino Unido. Sendo que as grandes construtoras não conseguem suprir essa demanda.

residencias

Os pequenos construtores não conseguiam aproveitar essa oportunidade, pois tinham dificuldade desde 2008 em acessar crédito para se alavancar. Desde que abriu suas linhas de crédito para esse segmento, a Funding Club ajudou os pequenos construtores. O CEBR estima que desde 2014 foram 2200 construídas com dinheiro de empréstimos coletivos, o que ajudou a prevenir uma crise de moradia no Reino Unido.

Conclusão

A pesquisa do CEBR ajudou a vislumbrar o potencial dos empréstimos peer-to-peer em um único país. A Funding Circle é apenas uma das FinTechs que estão revolucionando este aspecto do mercado financeiro inglês. Há pelo menos outras 2 ou 3 concorrentes do mesmo tamanho no Reino Unido.

Para saber mais sobre P2P lending globalmente, leia nosso artigo completo. Lá você descobrirá o impacto dessa modalidade pelo mundo inteiro, inclusive no Brasil, onde atua a Nexoos.

Gostou da história da Funding Circle e do tamanho do impacto que essa empresa já causou? Deixe sua opinião nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Rolar para cima