Empreendedorismo21 de setembro de 2018 Tempo de Leitura: 2 minutos

A importância de um contador na abertura da empresa

Por Murilo Bássora

ÍNDICE

 

O contador é um profissional de extrema importância dentro de qualquer empresa, pois é o profissional que vai cuidar de todos os dados financeiros e tributários, além de ajudar o gestor a tomar as melhores decisões para que a empresa continue em desenvolvimento. Além disso, é também o profissional responsável pelo momento da abertura da sua empresa.

Com exceção dos MEIs, o contador é imprescindível para todo empreendedor que pensa em abrir sua empresa. Esse profissional ajudará a entender quais tipo de documentos, tributações e como o negócio poderá se posicionar a partir do momento que for aberta.

Além disso, é necessário ter claro que o contador pode orientá-lo em todas as decisões, desde o início, para o direcionamento do seu empreendimento para o caminho correto.

O contador na abertura de empresas

O contador é um profissional que muitas vezes é visto somente para cuidar das contas da empresa, mas ele também é quem pode ajudar a abrir, manter e encerrar as empresas. De acordo com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) é estabelecido que todas as empresas precisam de um acompanhamento e contabilização de sua movimentação por um contador registrado.

Por mais que nos dias de hoje o processo de abertura de empresas esteja simplificado, as burocracias do processo ainda são algo a se preocupar, além de ser necessário seguir as normas e leis específicas. Uma contabilidade bem estruturada garantirá que o desenvolvimento da sua empresa prospere, pois, todos os seus dados estarão em dia.

O contabilista pode ajudar desde o início, a partir do momento de escolha do formato ideal da sua empresa, avaliando o que você faz, quanto fatura, quais as burocracias que influenciam na decisão.

Além disso, será o profissional que fará de tudo para que não ocorram erros que custem em atrasar o processo de abertura do seu negócio, já que o contador já está acostumado com esse processo e saberá exatamente como guia-lo para que seja eficiente.

A contabilidade como aliada na hora da abertura de empresas

Para dar o pontapé inicial para que sua empresa comece a tomar forma, o contador será um filtro para que as decisões mais complicadas sejam tomadas de maneira inteligente, a fim de melhorar o crescimento do negócio.

Tendo um contador ao seu lado nesse momento, ele auxiliará nas papeladas, também ajudará a explicar como funcionam os trâmites dos órgãos públicos e ainda ajudará a evitar erros nas documentações para que o processo não demore.

A melhor coisa de ter um profissional como esse é poder tirar dúvidas a qualquer momento além de ter alguém para ajudar a guiar a as decisões para que tudo tome o rumo correto para que a empresa cresça, se preocupando com os mínimos detalhes desde o início do processo de abertura.

Quer saber mais sobre os processos para abrir uma empresa? Confira o portal parceiro do Abertura Simples.

Murilo Bássora

Compartilhe este Artigo   

contador

Deixe seu comentário

Os comentários estão fechados.

Precisa de dinheiro para impulsionar seu negócio?

Insira o valor desejado entre R$15.000,00 e R$500.000,00 para iniciar sua cotação.

Artigos Relacionados

Inscreva-se em
nosso Blog!

Receba, em primeira mão, conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo e investimentos.