Investimentos20 de fevereiro de 2017 Tempo de Leitura: 3 minutos

Investir em ações: como funciona a análise fundamentalista?

Por Murilo Bássora

ÍNDICE

O principal desafio para quem faz parte do mercado de investimentos é decidir o melhor lugar para aplicar o dinheiro. Isso porque uma decisão equivocada significa prejuízo. Já uma escolha acertada é sinônimo de lucros no bolso.

Portanto, para optar pelas melhores ações e investimentos é importante ponderar bem. Uma das formas de fazer isso é por meio do método da análise fundamentalista.

Você já ouviu falar nesse tipo de análise e sabe como funciona na prática? Para descobrir, leia o post de hoje!

O que é a análise fundamentalista?

A análise fundamentalista é uma forma de medir o desempenho de uma empresa e, consequentemente, o valor de suas ações.

É uma análise que busca avaliar a saúde financeira de uma empresa, sua estrutura operacional e seu desempenho no mercado. A análise fundamentalista é como um raio-x do interior da empresa.

Além disso, essa análise permite uma comparação entre empresas de um mesmo setor a fim de identificar qual é mais indicada para investir.

Como funciona a análise fundamentalista?

Para medir o desempenho econômico da empresa e avaliar seu valor, a análise é fundamentada em algumas variáveis, que se dividem em 3 categorias.

Quantitativos: fluxo de caixa da empresa, receitas periódicas, capacidade de pagamento de dívidas, investimentos realizados e demais resultados econômicos. Devem ser considerados índices econômicos como valor do dólar, inflação e taxas de juros.

Qualitativos: avaliam a imagem e posição da empresa no mercado, como o potencial de crescimento, a visibilidade da marca, o quadro de funcionários e a organização interna.

Valor intrínseco: geralmente o preço do mercado não é o preço verdadeiro das ações. O valor intrínseco é o preço justo de uma ação, sem as oscilações de mercado. Dessa forma, o valor intrínseco permite verificar se o preço da ação está abaixo ou acima do preço justo, apontando para a oportunidade de compra ou venda da ação.

A partir da combinação desses fatores, quantitativos e qualitativos, é possível construir uma análise fundamentalista sobre determinada empresa.

Qual a diferença em relação à análise técnica?

A análise técnica também é conhecida como análise gráfica, uma vez que é feita a partir do histórico do preço das ações, seu desempenho em determinado período de tempo e, consequentemente, sua projeção futura.

A análise técnica é mais numérica e seu objetivo é prever as flutuações no valor das ações.

Dessa forma, a diferença entre essas análises é que a fundamentalista se preocupa em investigar criticamente os fatores internos e externos que vão interferir no valor da empresa e das ações. A análise técnica, por sua vez, está mais preocupada em identificar padrões, tendências e variabilidade do preço das ações.

Qual das duas análises escolher?

As análises devem ser adequadas ao perfil do investidor. Para aqueles que buscam uma forma de investir o dinheiro de maneira mais segura e em longo prazo, a análise fundamentalista é ideal por oferecer um panorama mais cauteloso da situação e desempenho da empresa.

Já para os investidores mais ousados e que atuam na bolsa de valores, fazendo transações com agilidade e em busca de resultados em curto prazo, a análise técnica é mais viável e eficaz.

Contudo, a recomendação é que, para realizar um investimento mais acertado e conseguir diversificar sua carteira de investimentos, sejam feitas as duas análises. É por meio dos gráficos, dos números e do raio-x econômico e operacional de uma empresa que o investidor vai identificar as melhores opções.

Por isso, vale a pena dedicar-se e estudar sempre mais sobre as melhores formas de fazer os cálculos e avaliações corretas, tanto na análise técnica quanto na análise fundamentalista.

Gostou das nossas informações? Para continuar acompanhando nosso conteúdo e ficar por dentro das novidades, curta nossa página do Facebook!

Se quiser conhecer mais sobre a plataforma de investimentos em pequenas e médias empresas da Nexoos, visite nosso site e cadastre-se gratuitamente para ver os relatórios das empresas.

Murilo Bássora

Compartilhe este Artigo   

ações análise análise de ações análise fundamentalista bolsa de valores fundamentalista Investimentos investir em ações

Deixe seu comentário

Os comentários estão fechados.

Precisa de dinheiro para impulsionar seu negócio?

Insira o valor desejado entre R$15.000,00 e R$500.000,00 para iniciar sua cotação.

Artigos Relacionados

Inscreva-se em
nosso Blog!

Receba, em primeira mão, conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo e investimentos.