Empreendedorismo12 de dezembro de 2018 Tempo de Leitura: 3 minutos

Entenda como fazer um planejamento estratégico empresarial

Por Murilo Bássora

planejamento

ÍNDICE

O planejamento estratégico empresarial é um conjunto de processos que visam traçar metas e objetivos, normalmente de longo prazo, para que possam ser alcançados. Essa ferramenta é muito comum de ser implementada no início das atividades de um empreendimento, mas pode ser adaptada para negócios que já estão em funcionamento há um tempo.

Essas ações do planejamento estratégico são fundamentais para que seja possível determinar os processos e decisões que precisam ser tomados para garantir a prosperidade da empresa. Para isso, deve-se levar em consideração fatores internos e externos, a economia, volume de vendas, projeções, crescimento do mercado e outros fatores que influenciam na sua empresa.

No entanto, é preciso ter atenção quanto a alguns erros que podem ser cometidos durante o desenvolvimento e execução do seu planejamento. Continue acompanhando este artigo e confira os passos para montar o seu planejamento e as falhas mais comuns. Confira!

Conheça o cenário

Antes de traçar as metas do seu planejamento estratégico empresarial, é preciso ter amplo conhecimento sobre o cenário e o setor em que a sua empresa atua ou atuará. Para isso, o método de análise SWOT é muito utilizado para ponderar sobre as condições externas e internas de um empreendimento. A sigla quer dizer:

  • S (strenght/força): pontos fortes em uma análise de momento;
  • W (weakness/fraqueza): pontos fracos de uma empresa no momento de análise;
  • O (opportunity/oportunidades): oportunidades que as forças podem gerar nas projeções;
  • T (threats/ameaças): as ameaças que as fraquezas da empresa podem gerar nos objetivos.

Defina as suas metas

Após estudar todo o cenário de mercado e da sua empresa, é o momento de criar as suas metas para que possam ser alcançadas. Para isso, o indicado é que defina objetivos que possam ser quantificados, para que seja possível avaliar se o seu planejamento estratégico empresarial está sendo eficiente.

Além disso, é importante definir metas que estejam de acordo com a real situação, condição e necessidade do negócio. São exemplos: aumentar o faturamento em 20% e levar o ticket médio em 10% em até cinco anos.

Entenda a diferença entre ações e estratégias

Uma confusão muito comum que ocorre entre os empresários é entre ação e estratégia. As ações do seu planejamento são as medidas práticas necessárias para que as metas sejam alcançadas, enquanto as estratégias são os meios e métodos que serão utilizados para alcançá-las.

Por exemplo, se você deseja aumentar a sua participação no mercado em 15% dentro de alguns meses, a estratégia utilizada poderá ser a de lançar ou disponibilizar novos produtos ou serviços que dificilmente são encontrados na concorrência. Com isso, as suas ações podem ser desde contratar novos funcionários até fazer pesquisas de mercado e investimentos em marketing. Ficou mais claro?

Fique atento aos erros

Como dissemos, existem alguns erros que podem ser cometidos no seu planejamento estratégico empresarial. É muito importante que antecipe essas falhas, de modo que possa impedi-las. As mais comuns são:

  • metas ilusórias: não ter o pé no chão e definir metas que estão longe da sua realidade;
  • deficiência na comunicação: todos os setores de uma empresa devem compartilhar informações e estar alinhados quanto ao planejamento;
  • falta de acompanhamento: o planejamento estratégico deve passar por análises e atualizações constantemente;
  • ignorar a tecnologia: processos arcaicos e manuais têm maiores probabilidades de ocasionar erros, enquanto os softwares de gestão podem garantir mais eficiência e redução de custos.

O planejamento estratégico empresarial deve ser visto e tratado como um guia. A partir dele, será possível definir metas, traçar objetivos, estratégias e planos de ações que estejam de acordo com o seu mercado e setor. Para isso, é preciso que conheça muito bem o cenário econômico, conte com bons colaboradores e defina muito bem todos os seus processos.

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Murilo Bássora

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