Digitalize o crédito para sua empresa. Simule com a Nexoos!
Investimentos

Quais as melhores alternativas de investimento em 2017?

Entendendo o cenário das melhores alternativas de investimento em 2017

Se você precisa de uma boa razão para ter otimismo em 2017, ela surgiu logo no primeiro instante do ano: 2016 finalmente acabou. O cenário econômico do país já demonstra os primeiros sinais de retomada da confiança. Mas, para montar uma boa carteira de investimentos 2017, vale ter em mente uma frase muito conhecida nos Estados Unidos:

“Enjoy the party, but dance close to the door.” (Curta a festa, mas dance perto da porta)

As tendências macroeconômicas apontam para uma combinação muito rara no Brasil: inflação dentro da meta e juros em queda acelerada.

Surpreendendo a maior parte dos analistas, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou um corte de 0,75% na Selic já em sua primeira reunião do ano. Paralelamente, a inflação que bateu a casa dos dois dígitos no final de 2015, pode chegar a 3,4% em 2018.

Neste artigo, vamos apresentar as melhores alternativas de investimento em 2017 para que o investidor possa se beneficiar desse cenário, levando em consideração suas necessidades, objetivos e tolerância a risco. Confira a seguir!

Aspectos a considerar para seus investimentos 2017

A metáfora “dançar perto da porta” significa que, mesmo aproveitando certa euforia, não se deve perder de vista a possibilidade de saída caso algo dê errado.

Fator de incerteza

No cenário internacional, a eleição de Donald Trump traz certa dose de incerteza. Isso, principalmente, pela sinalização do presidente norte-americano quanto ao comércio mundial.

Especialmente ações e títulos referenciados em commodities, como agronegócio e mineração, podem sofrer algum grau de volatilidade no decorrer do ano. O que não significa que se deve abandonar imediatamente esses mercados.

Benefícios fiscais

Permanecem boas oportunidades como a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), cujas condições de rentabilidade são estabelecidas no momento da contratação. Além disso, contam com isenção do Imposto de Renda (IR) para pessoa física e a segurança do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para posições até R$ 250 mil.

Mas, em cenário de queda de juros, os papéis que são lastreados na taxa DI, sempre próxima da Selic, podem ser menos rentáveis que nos anos anteriores.

Liquidez

O investidor conservador, que valoriza a disponibilidade do seu dinheiro caso haja imprevistos, pode obter ganhos razoáveis em aplicações com liquidez diária. O Certificado de Depósito Bancário (CDB) oferece essa flexibilidade. Seu rendimento pode ser atrelado a uma taxa fixa acrescida da variação do IPCA (inflação) ou referenciado na taxa DI.

Já quem prefere aplicar em títulos públicos, deve ficar atento ao Tesouro Selic, que varia conforme a taxa básica de juros. Mesmo em um resgate a curto prazo, você terá a rentabilidade acumulada no período.

Maiores ganhos

Com a retomada do crédito, são esperados reflexos positivos no consumo das famílias. Isso revela oportunidades interessantes para ganhar dinheiro investindo na Bolsa de Valores.

Os papéis de grandes bancos devem seguir se valorizando, como também aqueles de empresas do setor de varejo, que estavam em patamares baixos por questões como desemprego e inadimplência — e podem se valorizar aceleradamente em um cenário de maior estabilidade.

Veja alguns exemplos para investimentos 2017:

  • Magazine Luiza;
  • Via Varejo;
  • Pão de Açúcar;
  • Lojas Renner;
  • Raia Drogasil.

A melhoria no crédito também vai estimular um dos setores mais tradicionais e estratégicos da economia: o mercado imobiliário. Com isso, deve haver importantes lançamentos ao longo de 2017. Bom para quem aplicar em Fundos de Investimentos Imobiliários (FII) que, além de isentos do IR, oferecem rendimento mensal.

Mantenha uma estratégia diversificada

Mesmo com perspectivas mais favoráveis em comparação aos anos anteriores, você não deve concentrar seus investimentos 2017. Reúna em sua carteira ativos seguros, com características complementares e os menores custos possíveis. Também é muito importante evoluir cada vez mais em seu aprendizado financeiro.

Por isso, curta nossa página no Facebook para sempre ter dicas valiosas e as principais novidades do mercado e mais das melhores alternativas de investimento em 2017 para todo o ano.

Simule seu crédito
Share This