Empreendedorismo10 de julho de 2018 Tempo de Leitura: 3 minutos

Saiba o que analisar antes de solicitar um empréstimo

Por Murilo Bássora

solicitar empréstimo

ÍNDICE

Solicitar um empréstimo é uma alternativa que se apresenta para as empresas que desejam sanar as dívidas adquiridas ao longo do tempo, financiar capital de giro ou expandir suas atividades.

Alguns empresários não consideram a viabilidade de tal opção e dão preferência por acumular capital para depois reinvestir, o que pode resultar na perda de várias oportunidades lucrativas para o seu negócio.

Sendo assim, preparamos este post para você, que pretende solicitar um empréstimo para a sua empresa, trazendo quais os fatores que devem ser levados em conta antes dessa solicitação. Confira agora com a Nexoos!

O que você deve levar em consideração antes de solicitar um empréstimo

Previamente à solicitação de crédito junto a uma instituição financeira ou empresas de empréstimos, é importante que você pondere alguns fatores para saber se essa é a melhor opção para o seu negócio. Vejamos alguns logo abaixo.

Analisar os motivos para a solicitação do empréstimo

Muitas vezes, ao fazer a análise dos indicadores financeiros, o gestor pode encontrar formas de cortar gastos e despesas, o que pode diminuir o valor do crédito.

Portanto, é essencial que você tenha um banco de dados estruturado e organizado com as informações financeiras do seu empreendimento para saber a real necessidade da solicitação de crédito junto às instituições desse tipo.

Verificar se existem outras soluções viáveis

As altas taxas de juros cobradas pelos bancos muitas vezes tornam os custos dos empréstimos proibitivos, portanto, solicitar crédito junto a essas instituições nem sempre é a melhor solução para a quitação das suas dívidas.

Atualmente, existem outras soluções no país. É possível, por exemplo, solicitar um empréstimo online confiável com empresas de crédito que realizam o processo de maneira 100% virtual.

A Nexoos trabalha com o modelo peer-to-peer lending, que aproxima o empreendedor do investidor, tornando a cessão de capital menos burocrática e com taxas justas.

Examinar se você tem condições de pagar o empréstimo

Analise todos os gastos do seu negócio. Salários, pagamento de fornecedores, custos com materiais e insumos devem ser levados em conta. 

Esse valor deve ser somado ao custo das parcelas dos empréstimos. Assim, você avaliará corretamente sua real capacidade de pagamento do empréstimo empresarial que você tomará.

Ponderar se você tem dívidas altas que vão acumular

Caso sua empresa tenha um elevado nível de endividamento e não consiga garantir a rentabilidade necessária para o pagamento dessas dívidas, seu negócio corre o risco de ir à falência.

Portanto, é importante que você faça essa análise prévia para evitar prejuízos maiores no futuro.

Verificar a situação do seu capital de giro

É usual, no mundo corporativo, a solicitação de empréstimos para financiar o crédito para empresas como capital de giro. Tal operação não é muito burocrática, permite o pagamento das parcelas antecipadamente e não têm taxas de juros tão elevadas.

Com isso, caso sua empresa precise aumentar seu fluxo de caixa ou tenha problemas emergenciais, essa opção de financiamento do capital de giro pode ser uma boa alternativa.

Analisar se a sua empresa é inovadora

Os cenários mudam constantemente e, muitas vezes, de forma inesperada, trazendo novas oportunidades de negócios. Diante de mudanças, as empresas devem sempre inovar para se manter no mercado, que é cada vez mais competitivo.

Como nem sempre as empresas têm capital suficiente para financiar a inovação, a solicitação de empréstimos se apresenta como uma opção imediata e eficaz. 

Analisar se existem oportunidades de expansão

Ao constatar uma perspectiva de aumento da demanda pelos produtos ou serviços do seu negócio, você estará diante da necessidade de expansão do seu empreendimento.

Com isso, a solicitação de empréstimo se apresenta como uma boa alternativa para garantir a lucratividade e o crescimento saudável do seu negócio.

Fazer simulações em diferentes instituições financeiras

Muitas empresas de empréstimos oferecem a possibilidade de fazer simulações de forma online. A partir dessas ferramentas, você pode encontrar as taxas de juros e prazos que melhor se adequem ao seu perfil e que garantam maior rentabilidade para o seu negócio.

Quais são os documentos necessários para a tomada de crédito?

A solicitação de empréstimos junto às instituições financeiras pode ser um processo bastante burocrático e demorado até mesmo se você solicitar um empréstimo online. Como os documentos necessários variam em cada instituição, segue abaixo a lista da documentação básica exigida:

  • Contrato social;
  • Quadro societário;
  • Balanço patrimonial;
  • Parecer de auditoria independente;
  • Cópia das folhas da Declaração Integrada de Informações Econômico-fiscais da Pessoa Jurídica — DIPJ;
  • Balancete analítico;
  • Faturamento mensal do último exercício,
  • Plano de negócios no caso de abertura ou expansão da empresa.

Pesquise sobre as linhas de crédito empresarial existentes no mercado e quais se enquadram no seu perfil. As mais comuns são a antecipação de recebíveis, capital de giro, financiamentos e microcrédito.

Solicite um empréstimo na Nexoos

Entendeu quais são os fatores que devem ser levados em conta no momento da solicitação de um empréstimo para uma empresa

Então, você já sabe que as condições da Nexoos se destacam no mercado com taxas justas, análise de crédito criteriosa e relatórios financeiros completos sobre sua empresa. Confira mais clicando aqui!

Murilo Bássora

Compartilhe este Artigo   

Deixe seu comentário

Os comentários estão fechados.

Precisa de dinheiro para impulsionar seu negócio?

Insira o valor desejado entre R$15.000,00 e R$500.000,00 para iniciar sua cotação.

Artigos Relacionados

Inscreva-se em
nosso Blog!

Receba, em primeira mão, conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo e investimentos.