Saiba a função dos intermediários de crédito para a sua empresa

Saiba a função dos intermediários de crédito para a sua empresa

Os intermediários de crédito têm um papel de grande importância para a economia, principalmente porque ajudam as empresas a se manterem competitivas no mercado. Seja para sair de uma situação financeira difícil, melhorar a infraestrutura da empresa, otimizar processos ou investir na modernização do próprio produto ou serviço, é preciso um capital que, muitas vezes, o empresário não tem à disposição no momento, tornando essencial a tomada de um empréstimo.

Para tal operação — a captação de crédito — os intermediários de crédito se mostram extremamente vantajosos. Por isso, entenda a seguir qual é sua função e quais são seus benefícios!

Intermediários de crédito

Também chamados de intermediários financeiros, são agentes (geralmente instituições financeiras) que cuidam do serviço de crédito e empréstimo.

Sua função é fazer a mediação entre os poupadores de crédito (agentes superavitários: investidores, instituições, empresas etc.) e os tomadores de crédito (agentes deficitários: pessoas físicas ou jurídicas que precisam de capital para uma determinada atividade).

Ou seja, os poupadores fornecem quantias à vista para os tomadores, que pagam de volta com juros. Os intermediários são responsáveis por todos os processos dessa operação para que ela aconteça da forma mais segura e transparente possível e, em troca, ficam com uma porcentagem dos juros.

Como exemplos de intermediários financeiros temos os bancos públicos e privados, as cooperativas de crédito e as sociedades de crédito imobiliário.

Crowdfunding como alternativa para conseguir empréstimo

O empréstimo coletivo (peer-to-peer lending) é uma modalidade de crédito que vem sendo cada vez mais utilizada. Essa modalidade surgiu para tornar menos burocráticas, mais ágeis e mais simples as operações de ceder e tomar crédito.

Como funciona

O processo do crowdfunding se baseia numa maior proximidade entre quem toma e quem cede o crédito, retirando de cena as instituições financeiras tradicionais.

Geralmente, os empreendedores mandam suas propostas para uma plataforma de crowdfunding e, se aprovadas, ficam disponíveis para investidores, que decidem se irão ou não apoiar aqueles negócios. O empresário decide de quanto precisa e cada investidor cede o montante que desejar até que o total seja adquirido.

Vantagens

Uma das principais vantagens se dá em relação às taxas de juros, que costumam ser bem menores que as praticadas pelos bancos.

A agilidade e a facilidade do processo também se destacam, além de ser uma operação que pode ser executada completamente on-line.

A utilidade dos intermediários de crédito para as empresas

Já sabemos que é possível conseguir empréstimos dos intermediários financeiros. Contudo, sua utilidade às empresas se dá pela variedade de valores e prazos disponíveis no mercado.

Dificilmente, no serviço oferecido pelas instituições de crédito, não estará disponível o capital procurado pelos empresários para as mais diversas atividades. Ou seja, se bem planejado, sempre será possível ter acesso ao empréstimo necessário para expandir o negócio e alcançar os objetivos da empresa.

Claro, tudo deve ser devidamente estruturado e organizado para que o empréstimo não se torne uma dívida complicada de se pagar. Por isso, é importante também pesquisar cuidadosamente as opções do mercado e observar as taxas de juros.

Gostou desse artigo sobre a função dos intermediários de crédito? Que tal nos acompanhar mais de perto no Facebook, Linkedin e Twitter?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Rolar para cima