Como a transformação digital impacta seu negócio

Inteligência artificial, Big Data, robôs, automação e nuvem são apenas alguns dos elementos que compõem um fenômeno no mercado conhecido como transformação digital. Mas quem pensa que esse conceito se restringe à adoção de tecnologias, está um pouco equivocado, pois, se assim fosse, bastaria comunicar-se por e-mails ou armazenar arquivos na nuvem para fazer parte dessa tendência.

Além disso, apesar de a transformação digital ser muito empregada no mundo dos negócios, seus feitos impactam outros setores da sociedade, como organizações sociais, o governo, meio ambiente, entre outros.

Chegamos a um ponto que a fazer essa implantação nos negócios se tornou imperativo. Mesmo assim, o conceito de transformação digital ainda não está muito claro na mente de muitos empreendedores. E mais: para alguns, o termo passou a ser tão amplamente utilizado, que seu significado perdeu a relevância, ou mesmo utilidade.

Então, o que é, que vantagens traz e que etapas específicas são necessárias para adotar esse novo modelo? Continue a leitura e entenda melhor seu negócio pode ser imerso nessa nova era!

O que é transformação digital?

Transformação digital é uma alteração profunda nas atividades, nas competências, nos processos e no modelo de negócios, utilizando a tecnologia para integrar todas as áreas da empresa. É um conjunto de ações que modifica o modo como seu empreendimento trabalha e agrega valor aos clientes.

Assim sendo, a transformação digital representa um grande desafio para as empresas, uma vez que deverão abandonar processos antiquados e já consolidados para assumir uma nova postura no mercado. Ela sai da sua zona de conforto.

Quando falamos do digital, isso pode se manifestar de diferentes formas, dependendo do negócio. Na verdade, pode significar muita coisa. Para muita gente, o uso de um smartphone já entra terreno digital. Mas a transformação digital tem um sentido mais profundo. A tecnologia se torna apenas um facilitador para alterar o modelo de negócio, automatizar processos e alcançar pessoas de uma forma diferenciada.

Não há nada melhor para entender a transformação digital do que considerar exemplos práticos. Então vamos citar a ISS Brasil, uma multinacional no setor de facilities, ou pregação serviços, como limpeza, suporte, segurança e gestão de instalações. Esse ramo trabalha com uma grande quantidade de mão de obra. Assim, sua maior dificuldade era controlar as informações na área de recursos humanos.

Por isso, a empresa buscou uma ferramenta de automação para resolver o problema no controle de demandas geradas por funcionários para o RH. Ao implementar a ferramenta, criaram um canal centralizado para se comunicar com trabalhadores em campo. A digitalização garantiu muito mais agilidade e respeito aos prazos, dando satisfação tanto a clientes quanto aos colaboradores.

Então, fica claro que a adoção de tecnologias é um dos principais pilares da transformação digital para melhorar o desempenho das operações e garantir melhores resultados.

Os principais impactos desse fenômeno no mercado

Uma transformação nunca ocorre sem motivo ou por acaso. Uma lagarta sai do casulo e vira borboleta para sobreviver. Da mesma maneira, as empresas se transformam e adotam processos digitais por uma questão de sobrevivência. Entenda mais sobre o impacto dessa revolução em diferentes setores do negócio.

Financeiro

O volume de dados que o setor financeiro passou a gerenciar nos últimos anos é enorme. Muitos desses são coletados, processados e arquivados, sem que seja retirado deles algum valor para o negócio.

A transformação digital permitiu que o setor otimizasse seus processos, automatizando muitas transações e obrigações com o fisco. Isso reduziu muitas falhas humanas.

No entanto, o setor foi além. Ferramentas de big data, analytics e business intelligence permitem que os gestores identifiquem informações valiosas para dar base à tomada de decisões. Por exemplo, instituições financeiras podem avaliar melhor o rico ao conceder empréstimo ou aprimorar a experiência do cliente por meio da oferta de serviços personalizados.

Marketing

A eficiência das estratégias de marketing da empresa está atrelada ao conhecimento que se tem sobre seu público-alvo. Ferramentas digitais permitem que as equipes ofereçam soluções para a pessoa certa e no momento certo.

Além disso, mesmo pequenos empreendimentos aprenderam que precisam estar sempre online e usar estratégias mobile first, porque é lá que seus clientes estão, nas redes sociais, em blogs, assistindo vídeos no YouTube e fazendo buscas no Google.

Vendas

As empresas passaram a se adaptar à nova postura do consumidor. São pessoas que querem ter informações relevantes a todo momento. Assim, não basta ter a empresa na internet, é preciso entender como os usuários interagem com cada canal e fornecer o atendimento da melhor maneira, onde que o cliente esteja.

Apenas para se ter uma ideia, segundo um relatório da  Ebit/Nielsen , 35% das vendas feitas online em 2018 foram feitas pelo celular. Assim, o setor de vendas precisa se transformar para atender a esse novo modelo.

Gestão de pessoas

O setor de RH passa a automatizar tarefas operacionais, como organização de documentos e dados, padrões de comunicação, o que reduz consideravelmente o tempo e os custos.

Além disso, processos de seleção e recrutamento passam a ser automatizado, de modo que boa parte da triagem pode ser feita por análise das informações de cadastro por meio de algoritmos e questionários online, por exemplo.

Será que o seu negócio está preparado para essa transformação? É o que você vai ver agora.

Como se preparar seu negócio para a transformação digital?

Uma pesquisa realizada pela Softex intitulada “Prioridades dos Executivos de TIC brasileiros para Transformação Digital” revelou que apenas 1 em cada 4 empresas entrevistadas está madura no processo de transformação digital. 73% delas reconheceram ainda estar iniciando o processo.

Se esse for o seu caso, lembre-se de que a transformação digital acontece quando a empresa adota tecnologias que aprimoram seus resultados, otimizando suas operações.

As tecnologias digitais precisam fazer parte de todas as etapas da cadeia produtiva da empresa, na gestão de pessoas, no comercial, no financeiro, na admiração, no relacionamento com o cliente etc.

Isso varia bastante de um negócio para outro, de modo que não existe uma receita pronta para aplicá-la. Mas se você quer chegar lá, é preciso manter o foco na produtividade da sua equipe e no fornecimento de serviços e produtos inovadores.

Na era da transformação digital, o objetivo da empresa deve ser garantir ao cliente uma experiencia incrível, fortalecer sua marca no mercado e tornar sua estrutura mais enxuta por meio de ferramentas digitais eficientes.

É isso o que a Nexoos faz no mercado financeiro. Saiba mais sobre como a Nexoos ajuda empresários e investidores a atingir seus objetivos de negócios!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Rolar para cima